O PAPEL DO ENFERMEIRO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À DENGUE E FEBRE CHIKUNGUNYA

Autores

  • Carla Ianca Alves Tavares Sady Faculdade Patos de Minas
  • Lourdes Gonçalves Moreira Branquinho Faculdade Patos de Minas

Palavras-chave:

dengue, Chikungunya, epidemia, promoção de saúde

Resumo

Introdução: A humanidade está passando por uma situação por muitos inimaginável: o enfrentamento de uma pandemia. Contudo, apesar de total acontecimentos decorrentes desse cenário, é preciso considerar o episódio de que outros problemas
de saúde pública coexistem nesse mesmo quadro mundial como, por exemplo, a dengue e a Chikungunya. Assim sendo, importante compreender de que maneira o profissional da Enfermagem atua na promoção da saúde pública, por meio das ações previstas e executadas pelo governo seja na escala federal, estadual e/ou municipal. Dessa forma, este trabalho pretende contribuir para a reflexão relacionada à atuação do Enfermeiro nas ações de promoção da saúde pública no que diz respeito à prevenção e combate à dengue e à Chikungunya. Objetivos: Analisar de que forma o profissional de Enfermagem atua na implementação e execução das políticas públicas a fim de prevenir e combater a ocorrência e o aumento dos casos de dengue e Chikungunya e refletir sobre a importância da atuação do enfermeiro nas políticas de saúde pública destinadas à prevenção e combate à ocorrência de dengue e de Chikungunya. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de estudos teóricos de autores que tratam do tema. Considerações Finais: Assim, enquanto agente importante no SUS, o enfermeiro se torna responsável por fazer o contato com a comunidade e fazer a manutenção dessa relação que deixa de ser de um representante governamental e passa a ser de um profissional garantidor dos direitos da população. Logo, a proximidade com os usuários do serviço de saúde torna-se a ferramenta principal para que toda e qualquer política pública a ser instituída ou já em andamento tenha sucesso e possa, dessa forma, subsidiar meios para que a qualidade de vida seja garantida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

SADY, Carla Ianca Alves Tavares; BRANQUINHO, Lourdes Gonçalves Moreira. O PAPEL DO ENFERMEIRO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À DENGUE E FEBRE CHIKUNGUNYA. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 107–107, 2022. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/282. Acesso em: 16 abr. 2024.