LEITURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Adriana Ferreira De Oliveira Batista Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Rosana Mendes Maciel Moreira Faculdade Patos de Minas - FPM
  • Silvia Cristina Fernandes De Lima Faculdade Patos de Minas - FPM

Palavras-chave:

Leitura, Anos Iniciais, alfabetização e letramento

Resumo

Introdução: Sabe-se que a leitura é algo fundamental em nossa existência, sendo assim, cabe à escola desde os anos iniciais proporcionar aos alunos o incentivo e gosto pela mesma. A sala de aula é o lugar propício para que o docente desenvolva o gosto pela leitura nos seus alunos. É importante ressaltar que a leitura é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento, logo deve ser inserida dentro da sala de aula como proposta didática rica e diversificada. Sabe-se que a alfabetização e letramento são processos cognitivos e linguísticos que devem ser ensinados aos alunos e a prática da leitura pode contribuir neste processo, potencializando o gosto pela leitura, tornando o processo ensino-aprendizagem rico e prazeroso, além de possibilitar o contato da criança com os diversos gêneros textuais. Objetivo: Evidenciar a importância da leitura na formação do leitor e no desenvolvimento da alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica interpretativa a partir dos teóricos que tratam do tema, bem como pesquisa nas bases de dados Google Scholar e Scielo, com as palavras-chave: “leitura”, “anos iniciais” e “formação do leitor”. Considerações: Conclui-se que a leitura é imprescindível na formação do aluno, ela deve ser incentivada pelos pais e professores desde cedo, pois quanto antes a criança tiver contato com a leitura, mais cedo ela vai tomando gosto pela mesma. Cabe à escola proporcionar um ambiente agradável para o hábito da leitura, o professor deve contar histórias, estimular a curiosidade, mostrar para seus alunos que ler é algo prazeroso. Verifica-se que a leitura no processo de alfabetização e letramento contribui para a ampliação do vocabulário e uma escrita melhor e corrobora na ampliação da autonomia do aluno, pois a mesma ocupa um papel de destaque em todas as disciplinas escolares. Assim, a reflexão sobre o ensino de leitura nas escolas é de suma importância na contemporaneidade, pois a mesma está relacionada ao cotidiano, sendo utilizada em vários momentos da vida.  O ato de ler amplia os horizontes para o desconhecido, constrói cultura, ajuda no processo de aprendizagem, traz informações e produz conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Downloads

Publicado

05-01-2022

Como Citar

BATISTA , Adriana Ferreira De Oliveira; MOREIRA, Rosana Mendes Maciel; LIMA, Silvia Cristina Fernandes De. LEITURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 11–11, 2022. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/224. Acesso em: 19 abr. 2024.