LEITURA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Palavras-chave:
Leitura, Anos Iniciais, alfabetização e letramentoResumo
Introdução: Sabe-se que a leitura é algo fundamental em nossa existência, sendo assim, cabe à escola desde os anos iniciais proporcionar aos alunos o incentivo e gosto pela mesma. A sala de aula é o lugar propício para que o docente desenvolva o gosto pela leitura nos seus alunos. É importante ressaltar que a leitura é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento, logo deve ser inserida dentro da sala de aula como proposta didática rica e diversificada. Sabe-se que a alfabetização e letramento são processos cognitivos e linguísticos que devem ser ensinados aos alunos e a prática da leitura pode contribuir neste processo, potencializando o gosto pela leitura, tornando o processo ensino-aprendizagem rico e prazeroso, além de possibilitar o contato da criança com os diversos gêneros textuais. Objetivo: Evidenciar a importância da leitura na formação do leitor e no desenvolvimento da alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologia: Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica interpretativa a partir dos teóricos que tratam do tema, bem como pesquisa nas bases de dados Google Scholar e Scielo, com as palavras-chave: “leitura”, “anos iniciais” e “formação do leitor”. Considerações: Conclui-se que a leitura é imprescindível na formação do aluno, ela deve ser incentivada pelos pais e professores desde cedo, pois quanto antes a criança tiver contato com a leitura, mais cedo ela vai tomando gosto pela mesma. Cabe à escola proporcionar um ambiente agradável para o hábito da leitura, o professor deve contar histórias, estimular a curiosidade, mostrar para seus alunos que ler é algo prazeroso. Verifica-se que a leitura no processo de alfabetização e letramento contribui para a ampliação do vocabulário e uma escrita melhor e corrobora na ampliação da autonomia do aluno, pois a mesma ocupa um papel de destaque em todas as disciplinas escolares. Assim, a reflexão sobre o ensino de leitura nas escolas é de suma importância na contemporaneidade, pois a mesma está relacionada ao cotidiano, sendo utilizada em vários momentos da vida. O ato de ler amplia os horizontes para o desconhecido, constrói cultura, ajuda no processo de aprendizagem, traz informações e produz conhecimento.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriana Ferreira De Oliveira Batista , Rosana Mendes Maciel Moreira, Silvia Cristina Fernandes De Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
A licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 (CC BY-SA 4.0) é uma licença que permite o uso e distribuição de obras, desde que seja dado crédito ao autor original e que as obras derivadas sejam compartilhadas sob a mesma licença.
Direitos:
- Uso: É permitido copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Adaptação: É permitido criar obras derivadas com base na obra original.
Obrigações:
- Atribuição: É necessário dar crédito ao autor original, citando seu nome e fornecendo um link para a obra original.
- Compartilhamento sob a mesma licença: Caso sejam criadas obras derivadas, elas devem ser compartilhadas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
Termos:
- Comercialização: É permitido o uso comercial da obra.
- Renúncia: Nenhum direito é retirado ou limitado pela licença.
É importante ler a licença completa para obter todos os detalhes e entender completamente os direitos, obrigações e termos da licença CC BY-SA 4.0.