BURNOUT DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar para os fatores de risco e prevenção apontados pela literatura

Autores

  • Luana Vaz de Oliveira Faculdade Cidade de Coromandel - FCC
  • Luciana de Araújo Mendes Silva Faculdade Cidade de Coromandel e Faculdade Patos de Minas

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Professor, Intervenção

Resumo

A profissão docente é considerada uma das mais estressantes ocupações. O estresse vivenciado por esse profissional quando crônico pode originar a Síndrome de Burnout. O presente estudo teve como objetivo verificar os fatores de risco e as formas de prevenção da Síndrome de Burnout em professores da Educação Básica apontados na literatura, buscando sugerir ações com foco no trabalho e no indivíduo. A pesquisa foi feita a partir de uma revisão integrativa da literatura, sendo utilizados artigos da base de dados https://scielo.org/. Foram selecionadas obras em português publicadas de 2016 a 2020 por meio das seguintes palavras-chave: Burnout x professores e Burnout x docentes. Foram recuperadas e revisadas seis obras. Em relação à autoria, nenhum dos artigos foi redigido por profissionais da área da educação. Considerando-se os desenhos metodológicos, nenhum estudo se ocupou de realizar algo concreto em busca da prevenção e intervenção. Os fatores de risco relacionados à síndrome em foco, encontrados nos artigos, incluem: rotina intensa de trabalho com cargas horárias elevadas; excesso de tarefas; responsabilidades e cobranças por rendimento; burocracia, excesso de protocolos e documentos a serem produzidos; condições desfavoráveis ao exercício da profissão, falta de recursos materiais, dificuldade no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, indisciplina e violência no contexto escolar; baixa remuneração; pouca participação no planejamento e nas políticas de ensino. Em relação às formas de prevenção foram sugeridas ações tanto com foco no indivíduo, quanto na organização: alterações nas rotinas de trabalho e nas formas de liderança dos gestores, reflexão sobre a importância das relações interpessoais e as formas de vivenciá-las, gerenciamento das emoções e oferecimento de apoio psicossocial aos docentes. O estudo evidencia, portanto, que deve haver um novo olhar para os professores da educação básica, sugerindo-se a efetivação de ações preventivas e interventivas e não apenas a discussão sobre a temática.

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Publicado

29-11-2021

Como Citar

VAZ DE OLIVEIRA, Luana; DE ARAÚJO MENDES SILVA, Luciana. BURNOUT DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar para os fatores de risco e prevenção apontados pela literatura. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 271–280, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/205. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão de literatura

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