CONTROLE DE ESTOQUE: Como é feito a gestão de estoques de uma empresa do segmento de calçados de uma cidade de médio porte do interior do estado de Minas Gerais
Palavras-chave:
estoque mínimo, compras, entradas e saídas, mercadorias.Resumo
Introdução: O presente estudo obteve como proposta de tema controle de estoque. O problema de pesquisa foi em analisar como é realizado a gestão de estoque em uma empresa do seguimento de calçados de porte médio na cidade de Patos de Minas, localizado no interior de Minas Gerais. O controle de estoque é uma área importante para o administrador de empresa, o seu gerenciamento correto tem a função de manter a organização constantemente informada com seriedade sobre a quantidade correta em estoque, permite que o gerente ou o responsável pelo setor de compras, tem que comprar de maneira eficiente, de acordo com a demanda dos clientes, sem atrapalhar os processos envolvidos dentro da organização, independentemente do seu tamanho, se é pequena, médio ou de grande porte, projetadas para atender a necessidades de compras. Então é importante manter uma quantidade mínima de estoque, que ajude em um bom controle organizacional e problemas com estoques excessivos não venha agravar dentro da empresa. O estoque mínimo permite que a empresa cresça e suas funções sejam facilmente desenvolvidas, sendo elas: o produto a ser comprado, quantidades e quando fazer um novo pedido, evitando a falta ou o excesso de mercadorias, além de minimização dos custos, permite uma boa gestão e, levantamento de dados mais preciso. Objetivos: analisar como é feito a gestão de estoque de uma empresa do segmento de calçados de uma cidade de médio porte do interior do estado de Minas Gerais. Metodologia: A metodologia proposta tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, O público-alvo da pesquisa foram os gestores da empresa, referiu-se em um estudo escolhido por conveniência do pesquisador e através de aceitação do respondente (ressalta-se que este trabalho possui aprovação do Comitê de Ética – CAAE - 36483120.3.0000.8078). Considerações Finais: Diante do exposto, podemos concluir que, uma empresa que tem um bom gerenciamento de estoque, que faz compras de acordo com as demandas existentes, mantendo um estoque mínimo de segurança, pode se sobressair melhor no mercado, além de aumenta a sua competividade diante dos seus concorrentes, que não tem os mesmos cuidados, assim, tendo uma melhor obtenção de resultados na empresa e nos seus lucros.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.