CONTROLE DE ESTOQUE: Como é feito a gestão de estoques de uma empresa do segmento de calçados de uma cidade de médio porte do interior do estado de Minas Gerais

Autores

  • José Carlos De Oliveira Brito
  • Unilson Gomes Soares

Palavras-chave:

estoque mínimo, compras, entradas e saídas, mercadorias.

Resumo

Introdução: O presente estudo obteve como proposta de tema controle de estoque. O problema de pesquisa foi em analisar como é realizado a gestão de estoque em uma empresa do seguimento de calçados de porte médio na cidade de Patos de Minas, localizado no interior de Minas Gerais. O controle de estoque é uma área importante para o administrador de empresa, o seu gerenciamento correto tem a função de manter a organização constantemente informada com seriedade sobre a quantidade correta em estoque, permite que o gerente ou o responsável pelo setor de compras, tem que  comprar de maneira eficiente, de acordo com a demanda dos clientes, sem atrapalhar os processos envolvidos dentro da organização, independentemente do seu tamanho, se é pequena, médio ou de grande porte, projetadas para atender a necessidades de compras. Então é importante manter uma quantidade mínima de estoque, que ajude em um bom controle organizacional e problemas com estoques excessivos não venha agravar dentro da empresa. O estoque mínimo permite que a empresa cresça e suas funções sejam facilmente desenvolvidas, sendo elas: o produto a ser comprado, quantidades e quando fazer um novo pedido, evitando a falta ou o excesso de mercadorias, além de minimização dos custos, permite uma boa gestão e, levantamento de dados mais preciso. Objetivos: analisar como é feito a gestão de estoque de uma empresa do segmento de calçados de uma cidade de médio porte do interior do estado de Minas Gerais. Metodologia: A metodologia proposta tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, O público-alvo da pesquisa foram os gestores da empresa, referiu-se em um estudo escolhido por conveniência do pesquisador e através de aceitação do respondente (ressalta-se que este trabalho possui aprovação do Comitê de Ética – CAAE - 36483120.3.0000.8078). Considerações Finais: Diante do exposto, podemos concluir que, uma empresa que tem um bom gerenciamento de estoque, que faz compras de acordo com as demandas existentes, mantendo um estoque mínimo de segurança, pode se sobressair melhor no mercado, além de aumenta a sua competividade diante dos seus concorrentes, que não tem os mesmos cuidados, assim, tendo uma melhor obtenção de resultados na empresa e nos seus lucros.

Referências

-

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

BRITO, J. C. D. O. .; SOARES , U. G. . CONTROLE DE ESTOQUE: Como é feito a gestão de estoques de uma empresa do segmento de calçados de uma cidade de médio porte do interior do estado de Minas Gerais. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 73–73, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/132. Acesso em: 22 jan. 2021.