AUTISMO INFANTIL

Autores

  • Wynston Gaspar Martins Silva
  • Rosana Mendes Maciel Moreira

Palavras-chave:

Autismo; Educação inclusiva; Educação Física.

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comporta­mentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Esses sintomas configuram o núcleo do trans­torno, mas a gravidade de sua apresentação é variável. Trata-se de um transtorno pervasivo (que não é especificado) e permanente, não havendo cura, ainda que a in­tervenção precoce possa alterar o prognóstico e suavizar os sintomas.Objetivos: Compreender e analisar o processo de construção de práticas pedagógicas inclusivas no contexto das aulas de Educação Física, com a presença de um aluno autista e descrever os arranjos didáticos na prática pedagógica inclusiva de aluno com autismo nas aulas de Educação Física. Metodologia: O desenvolvimento destapesquisa aconteceu através uma revisão bibliográfica sistemática na biblioteca eletrônica- Scielo Brasil, no período de fevereiro a setembro de 2020, pesquisando as palavras-chave autismo e educação, utilizando as palavras de condução and e critérios de inclusão. Foram selecionados artigos brasileiros de 2009 a 2019 (autismo infantil). Considerações Finais: Diante desta realidade, concluiu-se que é importante haver profissionais de Educação Física que sejam capacitados para o desenvolvimento deatividades adaptadas para que se possa trabalhar com esses alunos nas aulas de Educação Física.

Referências

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

SILVA, W. G. M. .; MOREIRA , R. M. M. . AUTISMO INFANTIL. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 72–72, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/131. Acesso em: 17 jan. 2021.