CONHECIMENTO DA FAUNA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PINHEIRO – MG, ATRAVÉS DE RELATÓRIOS AMBIENTAIS DA SEMAD EM 05 REGIÕES
Palavras-chave:
fauna, mamíferos, EIA-RIMA.Resumo
Introdução: O cerrado possui a mais rica flora e fauna dentre as savanas do mundo, com elevado nível de endemismo, a fauna do cerrado é biodiversificada. No entanto, vem sofrendo inúmeras pressões, provenientes de desmatamentos, queimadas, dentre outros impactos ambientais. Nesse sentido, conhecer o que a literatura científica apresenta sobre o conhecimento da fauna do cerrado é importante para a sua preservação e dos animais que a compõe. A fauna caracteriza-se pelos animais de uma região, entretanto, uma parcela ampla da coletividade não reconhece como um fator de equilíbrio para todos. Objetivos: Objetivou-se elaborar uma revisão bibliográfica sobre animais silvestres do cerrado, bem como sua conservação e buscar nos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) realizados na região do município de João Pinheiro com destaque para animais que estão em risco de extinção. Metodologia: A pesquisa foi elaborada, inicialmente, a partir do levantamento em relatórios ambientais (estudos de impacto ambiental – EIA) do site de domínio público da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade SEMAD. Foram elencados estudos de fauna realizados no município de João Pinheiro dos últimos 10 anos de 05 EIA’s das seguintes regiões: Ribeiros, Fazenda Lavrinha varjão, região da fazenda H3C lagoa Grande, Região da fazenda são Jeronimo – Assentamento Itatiaia e margem do rio da Prata. Os relatórios foram baixados online e de forma gratuita, posteriormente nestes estudos foram realizados os levantamentos dos resultados da fauna dos seguintes grupos: mastofauna, herpetofauna e avifauna. Para tanto foi elaborado um quadro qualitativo demonstrando espécies dos 04 grupos faunísticos de vertebrados onde foi apresentado o status de conservação segundo a IUNC (International Union for Conservation of Nature) e do ICMbio. Considerações: Conclui-se, portanto, que neste estudo foram encontradas 95 espécies no total, sendo 22 de mamíferos distribuídos em 15 famílias; 07 anfíbios distribuídos em 03 famílias; 07 répteis distribuídos em 03 famílias; 59 aves distribuídas em 29 famílias. Destes as 95 espécies, 09 encontram-se listadas como vulneráveis a extinção o Morcego (Lonchophylla dekeyseri), Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), Gato-do-mato (Leopardus tigrinus) , Jaguatirica (Leopardus pardalis), Gato-maracajá (Leopardus wiedii), Ema (Rhea americana), Anta (Tapirus terrestris), Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.