IMPLICAÇÕES DO USO DOS PSICOTRÓPICOS DE INTERESSE ODONTOLÓGICO
Palavras-chave:
Psicotrópicos; Manifestações Orais; Interações Farmacológicas.Resumo
Introdução: Estima-se que 30% dos adultos no mundo atendam a critérios de diagnóstico para transtornos psíquicos; evidencias demonstram grandes mudanças nos padrões de adoecimento mental de crianças e adolescentes, sabe-se que atualmente 13% do total de todas as doenças do mundo levam à necessidade do uso de medicamentos psicotrópicos, que já pertencem ao grupo de drogas mais prescritas no mundo. Observa-se junto ao uso dos psicofarmacos a presença de patologias orais, sendo as mais frequentes o bruxismo e a xerostomia acompanhada de alterações químicas na saliva. Essas patologias desencadeiam sérios problemas como quadros de síndrome do ardor bucal, disgeusia, edema de língua, alteração na capacidade homeostática da cavidade oral, mudança da flora bacteriana, doença periodontal dentre outros. Observa-se também interações entre os anestésicos locais e os psicoativos; tais interações exacerbam os efeitos colaterais dos medicamentos psicotrópicos levando o paciente a apresentar aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Outro aspecto das interações que deve ser observado atentamente e a interferência dos psicofármacos na metabolização dos anestésicos. Objetivo: Objetivou-se com esse trabalho destacar reações orais e interações farmaológicas desencadeadas pelo uso dos psicofármacos. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, através de conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO e PUBMED Conclusão: É necessário que o cirurgião dentista tenha conhecimento das patologias orais e interações ocasionadas pelo uso dos psicotrópicos, tendo em vista as mudanças nos padrões de adoecimento da população que elevam a necessidade do uso desse tipo de medicação. O conhecimento das reações e interações decorrentes do uso dos psicoativos contribui diretamente para atendimentos odontológicos mais seguros e diagnósticos eficazes.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.