PERFIL EPIDEMIOLÓGICO EM UROCULTURAS DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA FACULDADE PATOS DE MINAS ENTRE JANEIRO E DEZEMBRO DE 2018
Palavras-chave:
Uropatógenos; Prevalência; UroculturaResumo
Introdução: As infecções bacterianas do trato urinário (ITU’s) estão entre as infecções que mais acometem o homem. Podem ser classificadas em altas ou baixas, podendo ser sintomáticas e assintomáticas. Objetivos: Realizar o estudo epidemiológico com perfil de positividade de uroculturas do Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade Patos de Minas no ano de 2018. Metodologia: Realizou-se um estudo epidemiológico com delineamento observacional, quantitativo, descritivo e analítico por meio da análise do banco de dados do Laboratório da Faculdade Patos de Minas do ano de 2018. Considerações Finais: O estudo analisou um total de 2.184 laudos de uroculturas, destas 387 foram positivas, valor que corresponde a 18%. Foram recebidas 1.711 amostras de mulheres, correspondendo a 78% das amostras totais, dessas amostras femininas 322 foram positivas, o que equivale a 83%. Entre as amostras femininas 593 foram de gestantes, com 78 amostras positivas, que corresponde a 20% do total de gestantes. O grupo de homens contaram com 473 amostras, total de 22%, dentre elas 65 foram positivas, o que corresponde a 17%. Observou-se que entre as amostras positivas 2% eram de crianças com idade entre 0 e 10 anos, 5% eram adolescentes com idade entre 11 e 20 anos, 29% eram adultos entre 21 e 39 anos, 19% eram adultos entre 40 e 59 anos e 45% eram idosos com idade acima de 60 anos. Durante o ano de 2018, o mês com maior prevalência de uroculturas positivas foi o mês de fevereiro com 23%, seguido por junho com 20%, e janeiro e dezembro com 19%. A menor prevalência ocorreu no mês de novembro apresentando positividade de apenas 9%. A bactéria Escherichia coli foi o patógeno mais prevalente no estudo (63%), acometendo principalmente mulheres. Outros patógenos com alta prevalência encontrados foram Staphylococcus coagulase negativa e Enterobacter sp, com 7% e 6% respectivamente.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.