O PAPEL DO PROFISSIONAL APOIO NA INCLUSÃO DE ALUNO (A) COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Renata Alves Caetano
  • Neusa Esméria Silva

Palavras-chave:

deficiência-inclusão-profissional apoio

Resumo

Introdução: Ao longo das últimas décadas inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais e até mesmo com deficiência  na rede regular de ensino vem se configurando como um direito constitucional e ao mesmo tempo como um desafio no campo educacional. Nesse cenário, destacam-se algumas ações das políticas públicas que objetivam ampliar a inclusão educacional, a exemplo do Atendimento Educacional. Objetivos: Este trabalho  tem por objetivo  descrever a trajetória de intervenção  os desafios e as dificuldades enfrentadas  durante a experiência de um estágio remunerado ocorrido durante o ano de 2019, em uma escola da rede pública de um município do interior de Minas Gerais, e compreender o papel e a importância do profissional apoio na inclusão de alunos com deficiência na escola regular. Especializado (AEE) e a inserção do Profissional Apoio nas escolas e nas salas de aula.  Metodologia: Consiste em um relato de experiência, a metodologia utilizada  pode ser definida  como uma pesquisa mista, pois  relacionaremos a revisão bibliográfica com pesquisa  descritiva. Como referência legal nos apoiaremos na  Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996(LDBEN 9.394/1996), na Declaração de Salamanca, 1994 e na  Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).Considerações Finais: Em fase final, a pesquisa sinaliza que embora o profissional apoio esteja garantido legalmente ainda falta clareza por parte dos sistemas de ensino, quanto ao seu papel e atribuições, muito embora sua importância seja reconhecida e considerada importante para a inclusão dos alunos (as) com deficiência na escola regular.

Referências

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

CAETANO , R. A. .; SILVA , N. E. . O PAPEL DO PROFISSIONAL APOIO NA INCLUSÃO DE ALUNO (A) COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 67–67, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/126. Acesso em: 15 jan. 2021.