O PAPEL DO PROFISSIONAL APOIO NA INCLUSÃO DE ALUNO (A) COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR
Palavras-chave:
deficiência-inclusão-profissional apoioResumo
Introdução: Ao longo das últimas décadas inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais e até mesmo com deficiência na rede regular de ensino vem se configurando como um direito constitucional e ao mesmo tempo como um desafio no campo educacional. Nesse cenário, destacam-se algumas ações das políticas públicas que objetivam ampliar a inclusão educacional, a exemplo do Atendimento Educacional. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo descrever a trajetória de intervenção os desafios e as dificuldades enfrentadas durante a experiência de um estágio remunerado ocorrido durante o ano de 2019, em uma escola da rede pública de um município do interior de Minas Gerais, e compreender o papel e a importância do profissional apoio na inclusão de alunos com deficiência na escola regular. Especializado (AEE) e a inserção do Profissional Apoio nas escolas e nas salas de aula. Metodologia: Consiste em um relato de experiência, a metodologia utilizada pode ser definida como uma pesquisa mista, pois relacionaremos a revisão bibliográfica com pesquisa descritiva. Como referência legal nos apoiaremos na Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996(LDBEN 9.394/1996), na Declaração de Salamanca, 1994 e na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).Considerações Finais: Em fase final, a pesquisa sinaliza que embora o profissional apoio esteja garantido legalmente ainda falta clareza por parte dos sistemas de ensino, quanto ao seu papel e atribuições, muito embora sua importância seja reconhecida e considerada importante para a inclusão dos alunos (as) com deficiência na escola regular.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renata Alves Caetano , Neusa Esméria Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.