CANDIDOSE ORAL EM PACIENTES PORTADORES DO HIV
Palavras-chave:
Candidose oral; HIV; Manifestações bucais.Resumo
Introdução: A candidose oral em pacientes portadores do HIV, ocorre em alta prevalência. Dessa forma, a redução da imunidade dessa classe de indivíduos, induz uma maior exposição às bactérias, fungos e diversas doenças bucais. Portanto, o paciente soropositivo possui alta predominância à doenças sexualmente transmissíveis, devido a sua baixa taxa de linfócitos TCD 4. Desse modo, serão expostas lesões avermelhadas cobertas por uma camada branca, as quais poderão ser raspadas com gaze ou espátula, pelo cirurgião-dentista. Sendo assim, os pacientes soropositivos adquirem facilmente patologias bucais, visto que, a candidose oral acomete esses indivíduos com maior facilidade. Além disso, a candidose pode disseminar pelo organismo, proliferando-se pelo corpo. Nesse sentido, ela deverá ser tratada para que possa inibir os sintomas na dificuldade da deglutição, ardor na mucosa e na garganta e perda do paladar. Objetivos: O presente texto, possui como objetivos identificar as causas da manifestação da candidose oral em pacientes portadores do HIV, bem como, possíveis tratamentos e prevenções. Metodologia: O texto descrito foi embasado na revista Otorrinolaringol em 2002, no Scielo 2018, na Pesq Odont Bras 2000, bem como, na Eisten 2018 e Uninova 2018. Considerações finais: Logo, tendo como base os relatos mencionados, convém ao cirurgião-dentista realizar o diagnóstico do paciente portador do HIV minuciosamente, acerca da visibilidade dos subtipos clínicos da candidose, para que ela possa ser tratada. Desse modo, irá inibir o crescimento dos fungos por meio do uso de antifúngicos, bem como, outros medicamentos e uma boa orientação de higiene bucal, para que a secura, o mau hálito ou perda do paladar sejam reduzidos nessa classe de pacientes, à fim de reestabelecer a saúde oral do mesmo.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.