PROCESSO DE AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NA EVIDENCIAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA E CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Autores

  • Carlos André Rodrigues
  • Dinamar Vidallas Rodrigues
  • Wesley Pereira Machado

Palavras-chave:

Auditoria; Demonstrações financeiras; Papeis de trabalho.

Resumo

Introdução: A auditoria é uma ação independente que visa estabelecer um paralelo com determinada realidade, por meio de críticas preestabelecidas que podem se diferenciar da condição adequada para emitir conceitos. Cujo auditor deve desempenhar o seu trabalho com transparência e credibilidade, sem deixar dúvidas pertinentes a probidade e padrões éticos de seus pareceres. Demonstrações financeiras configuram relatórios contábeis gerados para auxiliar na tomada de decisões sobre gastos e investimentos e podem ser auditadas para capturar a situação das empresas e prover um informe para partes interessadas, como gestores, credores, governo e agentes econômicos. Objetivo: Descrever sobre o processo de auditoria das demonstrações financeiras com ênfase na evidenciação da transparência e confiabilidade das informações contábeis. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa.  Considerações Finais:  Vários modelos de relatórios compõem as demonstrações financeiras, suas diferenças se caracterizam pelo objetivo, período avaliado e serviços internos ou externos à empresa.  As demonstrações financeiras, para as quais o auditor dever emitir seu parecer podem ser Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquida, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas. Auditar uma empresa requer conhecimento, responsabilidade e retidão por parte do auditor, uma vez que, os seus pareceres podem ser utilizados pelas empresas em importantes tomadas de decisões, capazes de comprometer as estruturas das suas gestões. Compete ao auditor descrever seu parecer sobre o objeto auditado, de forma a expressar máxima competência e imparcialidade em seus papeis de trabalho.

Referências

-

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

RODRIGUES , C. A. .; RODRIGUES , D. V. .; MACHADO , W. P. . PROCESSO DE AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NA EVIDENCIAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA E CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 63–63, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/122. Acesso em: 15 jan. 2021.