PROCESSO DE AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NA EVIDENCIAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA E CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Auditoria; Demonstrações financeiras; Papeis de trabalho.Resumo
Introdução: A auditoria é uma ação independente que visa estabelecer um paralelo com determinada realidade, por meio de críticas preestabelecidas que podem se diferenciar da condição adequada para emitir conceitos. Cujo auditor deve desempenhar o seu trabalho com transparência e credibilidade, sem deixar dúvidas pertinentes a probidade e padrões éticos de seus pareceres. Demonstrações financeiras configuram relatórios contábeis gerados para auxiliar na tomada de decisões sobre gastos e investimentos e podem ser auditadas para capturar a situação das empresas e prover um informe para partes interessadas, como gestores, credores, governo e agentes econômicos. Objetivo: Descrever sobre o processo de auditoria das demonstrações financeiras com ênfase na evidenciação da transparência e confiabilidade das informações contábeis. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva com abordagem qualitativa. Considerações Finais: Vários modelos de relatórios compõem as demonstrações financeiras, suas diferenças se caracterizam pelo objetivo, período avaliado e serviços internos ou externos à empresa. As demonstrações financeiras, para as quais o auditor dever emitir seu parecer podem ser Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquida, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas. Auditar uma empresa requer conhecimento, responsabilidade e retidão por parte do auditor, uma vez que, os seus pareceres podem ser utilizados pelas empresas em importantes tomadas de decisões, capazes de comprometer as estruturas das suas gestões. Compete ao auditor descrever seu parecer sobre o objeto auditado, de forma a expressar máxima competência e imparcialidade em seus papeis de trabalho.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.