CÁRIE DE RADIAÇÃO: CARACTERÍSTICAS E INFLUÊNCIA NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO
Palavras-chave:
Radioterapia; Câncer de cabeça e pescoço; Cárie dentária.Resumo
Introdução: Radioterapia é uma modalidade terapêutica muito utilizada para tratamento das neoplasias malignas. Pacientes submetidos à radiação na região de cabeça e pescoço são predispostos a desenvolver diversas complicações orais durante ou depois da terapia, dentre elas mucosite, candidose, osteorradionecrose, xerostomia e cárie por radiação. Objetivo: Detalhar através de uma revisão de literatura sobre a cárie de radiação. Metodologia: A Busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados Pubmed, Google Acadêmico e Scielo, com as palavras chave: Radiotherapy; Radiation Caries; Dental caries, no período de 2015 a 2020. A cárie de radiação é um efeito secundário do tratamento radioterápico, esta evoluí rapidamente e caracteriza se por uma cárie rampante, que destrói a coroa expondo a raiz do dente, decorrente da disfunção das glândulas salivares e hipossalivação. O risco de complicações possui proporcionalidade direta com a dose e frequência do tratamento, o qual permite juntamente com o avanço da prática médica um aumento da sobrevida do paciente. Considerações Finais: O manejo odontológico do paciente oncológico não é tarefa fácil e quando bem planejado deve ser dividido em etapas pré-/trans- e pós radioterapia. A realização de tratamento odontológico preventivo e curativo deve ser realizada antes da radioterapia. O acompanhamento dos pacientes irradiados pelo profissional da área da saúde bucal minimiza ou até mesmo elimina o risco de aparecimento das complicações orais, portanto deve-se salientar a importância do Cirurgião Dentista como parte integrante de uma equipe multidisciplinar oferecendo dessa forma, um conforto maior ao paciente.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nara Jane Mendonça , Thaís Helena Gonçalves , Danielly Davi Correia Lima , Karla Herundyna Mendonça Honorato , Diogo Alves de Araújo , Grazielle Aparecida de Sousa , Paulo César de Freitas Santos Filho , Victor da Mota Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.