TENDÊNCIAS NA SÉRIE TEMPORAL DA MORBIDADE E MORTALIDADE ASSOCIADAS À INFECÇÃO PELO VÍRUS HIV EM RESIDENTESNO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG DENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019

Autores

  • Larissi Gomes Gonçalves
  • Sandra Regina Afonso Cardoso

Palavras-chave:

AIDS; HIV; Patos de Minas

Resumo

Introdução A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença causada pelo vírus HIV, transmitida através do contato de fluidos corporais infectados pelo vírus. A principal característica dessa doença é a depleção de linfócitos do tipo TCD4+ onde as contagens são inferiores a 200/nm³, nessa fase ocorre o aparecimento de sintomas característicos da imunodeficiência e aparecimento de infecções oportunistas causadas por fungos, protozoários, bactérias, outros vírus e neoplasias. Objetivos: Avaliar as frequências da infecção pelo vírus HIV dentre os anos de 2010 a 2019 de acordo com o sexo, a faixa etária e a via de transmissão; Determinar os coeficientes de morbidade, de mortalidade e de letalidade associados ao vírus HIV; Avaliar os padrões da tendência temporal das frequências dos casos notificados de acordo com o sexo, a faixa etária e a via de transmissão, bem como a morbidade, mortalidade e letalidade associados ao vírus HIV permitindo fazer previsões sobre o futuro, e assim orientar tomadas de decisões em políticas de saúde. Metodologia Estudo epidemiológico com delineamento observacional, quantitativo, descritivo e analítico do tipo série temporal e de prevalência de infecções pelo vírus HIV a partir de dados secundários disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas – MG. Uma série temporal, também denominada série histórica, e? uma sequência de dados obtidos em intervalos regulares de tempo durante um período específico, que neste estudo foi de 2010 a 2019, em um total de dez anos. Considerações Finais: Diante o resultado, foi observado que o ano com maior número de infecções notificadas foi em 2017, o sexo mais acometido foi o masculino, e o tipo de transmissão foi relação sexual apenas com indivíduos do sexo masculino, e a faixa etária de maior infecção ocorre entre os 20 aos 34 anos.

 

Referências

-

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

GONÇALVES , L. G. .; CARDOSO , S. R. A. . TENDÊNCIAS NA SÉRIE TEMPORAL DA MORBIDADE E MORTALIDADE ASSOCIADAS À INFECÇÃO PELO VÍRUS HIV EM RESIDENTESNO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG DENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 60–60, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/119. Acesso em: 15 jan. 2021.