TENDÊNCIAS NA SÉRIE TEMPORAL DA MORBIDADE E MORTALIDADE ASSOCIADAS À INFECÇÃO PELO VÍRUS HIV EM RESIDENTESNO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG DENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019
Palavras-chave:
AIDS; HIV; Patos de MinasResumo
Introdução A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença causada pelo vírus HIV, transmitida através do contato de fluidos corporais infectados pelo vírus. A principal característica dessa doença é a depleção de linfócitos do tipo TCD4+ onde as contagens são inferiores a 200/nm³, nessa fase ocorre o aparecimento de sintomas característicos da imunodeficiência e aparecimento de infecções oportunistas causadas por fungos, protozoários, bactérias, outros vírus e neoplasias. Objetivos: Avaliar as frequências da infecção pelo vírus HIV dentre os anos de 2010 a 2019 de acordo com o sexo, a faixa etária e a via de transmissão; Determinar os coeficientes de morbidade, de mortalidade e de letalidade associados ao vírus HIV; Avaliar os padrões da tendência temporal das frequências dos casos notificados de acordo com o sexo, a faixa etária e a via de transmissão, bem como a morbidade, mortalidade e letalidade associados ao vírus HIV permitindo fazer previsões sobre o futuro, e assim orientar tomadas de decisões em políticas de saúde. Metodologia Estudo epidemiológico com delineamento observacional, quantitativo, descritivo e analítico do tipo série temporal e de prevalência de infecções pelo vírus HIV a partir de dados secundários disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas – MG. Uma série temporal, também denominada série histórica, e? uma sequência de dados obtidos em intervalos regulares de tempo durante um período específico, que neste estudo foi de 2010 a 2019, em um total de dez anos. Considerações Finais: Diante o resultado, foi observado que o ano com maior número de infecções notificadas foi em 2017, o sexo mais acometido foi o masculino, e o tipo de transmissão foi relação sexual apenas com indivíduos do sexo masculino, e a faixa etária de maior infecção ocorre entre os 20 aos 34 anos.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Larissi Gomes Gonçalves , Sandra Regina Afonso Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.