BISFOSFONATOS E OSTEONECROSE MAXILAR
Palavras-chave:
Osteonecrose; Bifosfonatos; Denosumab; Anticorpo monoclonal; Inibidores de angiogênese.Resumo
Introdução: A osteonecrose dos maxilares pode ser induzida pelo uso de antirreabsortivos e antiangiogênicos, medicamentos utilizados em pacientes portadores de câncer de mama, mieloma múltiplo, osteoporose entre outras lesões ósseas metastáticas. Objetivo: Objetivou-se fazer um levantamento bibliográfico acerca do tema através de materiais disponíveis na internet em base de dados confiáveis. Metodologia: Este trabalho é da tipologia qualitativo onde se desenvolve através de uma revisão de literatura que foi buscado em site tais como Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Discussão: Os Bisfosfonatos são substâncias sintéticas do pirofosfato inorgânico, que se assemelham aos naturais reduzindo o mecanismo de mineralização óssea e inibindo as vias de recrutamento dos osteoclastos promovendo apoptose. Dentre os efeitos adversos encontra-se a osteonecrose dos maxilares ocasionada devido a redução da vascularização após exodontias, cirurgias envolvendo tecido ósseo da maxila e mandíbula. A região mais predominante dessa complicação é a mandíbula e sua ocorrência está diretamente relacionada com a dosagem do medicamento, via de administração e a duração do tratamento. Conclusão: Conclui-se que ainda não dispõe de um tratamento fundamentado, sendo que o mesmo será conduzido de acordo com o grau de acometimento clínico podendo ir de irrigação local com solução antimicrobiana, aplicação de fibrina rica em plaquetas, laserterapia até debridamentos ou ressecções ósseas associadas ou não a oxigenação hiperbárica.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduarda Vinhal Parrião , Fabiele Mendes Fernandes da Silva , Nathane Araújo de Carvalho , Jessica Carolina da Silva Cardoso , Roberto Wagner Lopes Góes , Lia Dietrich , Marcelo Dias Moreira de Assis Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.