EXAMES DE IMAGENS COMO DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR NA ODONTOLOGIA
Palavras-chave:
Imagem radiográfica; Radiografia; Diagnóstico.Resumo
Introdução: Como profissional da saúde, o cirurgião-dentista está encarregado a dar diagnósticos sobre qualquer desordem relacionada ao sistema estomatognático. Podendo contar com técnicas de exames complementares, como os de Imagem, que destacam estruturas pouco visíveis no exame clínico, favorecendo um diagnóstico mais preciso e um correto plano de tratamento. Objetivos: Apresentar exames de Imagens que são e podem ser utilizados pelo Cirurgião-dentista, dentro da sua indicação, para adicionar informações subclínicas. Metodologia: Consiste em uma revisão de literatura exploratória, tendo como principais bases de dados Scielo e Google acadêmico. Foram encontrados vários artigos que possibilitaram a formação deste trabalho. Considerações Finais: Dentro de diversas especialidades , os exames de imagem auxiliam na avaliação de patologias e estruturas anatômicas como, osso alveolar, dentes, lesões intraósseas, deformidades craniofaciais, alterações glandulares entre outros. E tal avaliação permite a elaboração de um plano de tratamento integrado, para melhor solucionar qualquer desvio de saúde odontológico do paciente. Para uso na Odontologia, os exames mais solicitados são radiografias Intrabucais (periapical, interproximal e oclusal), panorâmicas, telerradiografias e tomografias computadorizadas (TC), onde utilizam radiação como fonte de energia. A ressonância magnética (RM) e ultrassonografias, embora pouco empregues também podem ser utilizados. Vale ressaltar que a TC e RM trazem uma riqueza de detalhes por apresentarem-se de forma tridimensional , enquanto por exemplo as radiografias intrabucais apresentam-se apenas de forma bidimensional. Assim, tais exames permitem a observação de tecidos moles e duros, exigindo do profissional conhecimento da anatomia do crânio e boa interpretação radiográfica. Contudo,o profissional deve sempre considerar a relação custo benefício ao paciente, saber a indicação de cada técnica (pois não há uma usada em todas as circunstâncias) e o que cada uma permite avaliar ou visualizar.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.