AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES NO CAPITALISMO PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO ECONÔMICO DE MARIANA MAZZUCAT

Autores

  • Celina América Corrêa Neta
  • Moniza Monara Mota Cruz

Palavras-chave:

Mariana Mazzucato , COVID-19 , economia, capitalismo

Resumo

Introdução: É comum nos estudos econômicos, as abordagens em torno dos avanços e limitações do capitalismo e da crise da economia atual. Para Mazzucato, a desigualdade é a causa e a consequência da pandemia. A crise covid-19 está expondo mais falhas em nossa estrutura econômica. A questão do trabalho instável é uma delas. Agravando-as ainda mais, o governo agora está concedendo empréstimos a empresas em um momento em que a dívida privada global atinge níveis escatológicos. Tais empréstimos devem ter, antes de tudo, o objetivo de reduzir os custos das empresas e evitar a inadimplência das mesmas. Não por menos, tais empréstimos devem garantir os empregos e a renda, possibilitando a sustentabilidade da economia nacional ser cada vez mais dessolada. Para Mazzucato, a crise é a chance de que precisávamos para explorar oportunidades de compreender e repensar novas formas inovadoras para tornar o capitalismo diferente, repensando as formas de governo, com ideias para não apenas corrigir os erros de mercado não só quando ocorrem, mas passar ao mercado atividades mais avançadas que correspondem aos desafios mais urgentes da sociedade, além de parcerias do governo para com as empresas não sejam só em benefício lucrativo mas que inclua o interesse de seu povo. Objetivos: Compreender a ideia de Mazzucato acerca dos novos desafios no capitalismo atual. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de matérias do assunto de ciências sociais, entrevistar assistidas de profissionais. Considerações finais: essa ideia de repensar o capitalismo por Mariana Mazzucato aponta que devemos agir de maneira inovadora, aumentar as condições do público aos seus interesses, em detrimento, somente, de setores corporativos. Após de estabelecer as mudanças com sucesso, o governo alinhara o comportamento das necessidades de uma sociedade com as empresas. Isso segundo mazzucato garantira a direção da viagem que deseja: verde, sustentável e justa. 

Referências

-

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

NETA , C. A. C. .; CRUZ , M. M. M. . AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES NO CAPITALISMO PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO ECONÔMICO DE MARIANA MAZZUCAT. Scientia Generalis, [S. l.], v. 1, n. S1, p. 56–56, 2021. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/115. Acesso em: 27 jan. 2021.