AS POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES NO CAPITALISMO PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PENSAMENTO ECONÔMICO DE MARIANA MAZZUCAT
Palavras-chave:
Mariana Mazzucato , COVID-19 , economia, capitalismoResumo
Introdução: É comum nos estudos econômicos, as abordagens em torno dos avanços e limitações do capitalismo e da crise da economia atual. Para Mazzucato, a desigualdade é a causa e a consequência da pandemia. A crise covid-19 está expondo mais falhas em nossa estrutura econômica. A questão do trabalho instável é uma delas. Agravando-as ainda mais, o governo agora está concedendo empréstimos a empresas em um momento em que a dívida privada global atinge níveis escatológicos. Tais empréstimos devem ter, antes de tudo, o objetivo de reduzir os custos das empresas e evitar a inadimplência das mesmas. Não por menos, tais empréstimos devem garantir os empregos e a renda, possibilitando a sustentabilidade da economia nacional ser cada vez mais dessolada. Para Mazzucato, a crise é a chance de que precisávamos para explorar oportunidades de compreender e repensar novas formas inovadoras para tornar o capitalismo diferente, repensando as formas de governo, com ideias para não apenas corrigir os erros de mercado não só quando ocorrem, mas passar ao mercado atividades mais avançadas que correspondem aos desafios mais urgentes da sociedade, além de parcerias do governo para com as empresas não sejam só em benefício lucrativo mas que inclua o interesse de seu povo. Objetivos: Compreender a ideia de Mazzucato acerca dos novos desafios no capitalismo atual. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de matérias do assunto de ciências sociais, entrevistar assistidas de profissionais. Considerações finais: essa ideia de repensar o capitalismo por Mariana Mazzucato aponta que devemos agir de maneira inovadora, aumentar as condições do público aos seus interesses, em detrimento, somente, de setores corporativos. Após de estabelecer as mudanças com sucesso, o governo alinhara o comportamento das necessidades de uma sociedade com as empresas. Isso segundo mazzucato garantira a direção da viagem que deseja: verde, sustentável e justa.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.