AMICUS CURIAE COMO ESTRATÉGIA DE APLICAÇÃO DO ENSINO CLÍNICO: ESTUDO DE CASO NO LEGISLATIVO MUNICIPAL
Palavras-chave:
Amicus Curiae; Mata do Catingueiro; Mata do Cachorro; Poder Legislativo Municipal.Resumo
Introdução: A Clínica Jurídica FPM representa um método inovador, que busca a integração prática do ensino-pesquisa-extensão, contribuindo para o ensino jurídico de qualidade. Dentre as atuações exercidas pela Clínica está a realização de pareceres como Amicus Curiae, que representa o amigo da Corte ou do Tribunal, o terceiro que ingressa no processo para fornecer subsídios ao órgão jurisdicional para o julgamento da causa (BRASIL, 2015-art.138). Na presente atuação, os alunos e professores, através de pesquisas e análises críticas, elencaram as lacunas existentes nas normas municipais (Lei 9.985/2000, Lei 6.880/2014 e Lei Complementar nº 271/2006 ), definindo as adequações municipal às leis ambientais existentes (SNUC, Código Florestal e outras), auxiliando o poder legislativo municipal na definição da melhor norma para a preservação do Parque de Preservação Mata do Catingueiro – Maciço e da Mata do Cachorro. Objetivos: Geral: verificar como a Clínica Jurídica FPM pode contribuir, através da elaboração de Parecer como Amicus Curiae, na adequação legislativa de proteção integral da área da Mata do Catingueiro e Mata do Cachorro em Patos de Minas/MG. Específicos: definir procedimento de atuação da Clínica Jurídica FPM como Amicus Curiae; comparar as normas municipais e projetos sobre a área pesquisa com a legislação ambiental e elaborar parecer de Amicus Curiae como produto de auxílio realizado pela Clínica Jurídica FPM. Metodologia: A metodologia utilizada neste trabalho, consiste em uma pesquisa do tipo exploratória, de cunho qualitativa, com análise jurídico-normativo, tendo como base um estudo de caso (case law), através dos projetos de lei que buscam a alteração, em sede legislativa municipal (Câmara dos Vereadores), da natureza da proteção do Parque. Considerações Finais: Conclui-se que a aplicação do Amicus Curiae proporcionou aprofundamento prático do processo de aprendizado dos acadêmicos, por pesquisas normativas, buscando contribuir com a reestruturação normativa da proteção integral do meio ambiente nas áreas pesquisadas.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.