A GEOMETRIA E SUAS DIFERENTES APLICABILIDADES
Palavras-chave:
Geometria; Aplicações; Aprendizagem.Resumo
Introdução: A alfabetização matemática é exigida no meio social, pois com maior ou menor complexidade está presente em todos os lugares. No entanto, a falta de didática, de recursos metodológicos e de conhecimentos partindo do professor, em conjunto com o desinteresse dos alunos, dificulta o processo ensino-aprendizagem, uma vez que a matemática não se resume somente a números e cálculos. Tão importante como estes, a Geometria também é uma ferramenta muito utilizada em diferentes âmbitos, pois permite ao cidadão a compreensão do espaço, sua ocupação e medidas. O mundo está repleto de formas geométricas, o que confirma a enorme contribuição da geometria para o desenvolvimento humano, sendo necessária e significante, assim como números e álgebra, sua utilização no espaço social. Objetivos: Pesquisar sobre a importância da Geometria dentro da vida cotidiana, buscando descrever em quais áreas a geometria é aplicável, como por exemplo: nas profissões, na natureza e no cotidiano; trazer a Geometria como aliada dentro do processo ensino-aprendizagem, podendo gerar motivação e interesse nos alunos e professores, visando uma aprendizagem significativa. Metodologias: O desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica se deu pela leitura de artigos e textos disponíveis no google acadêmico, buscando entender os diferentes locais onde a geometria está presente, bem como sua importância e aplicação, dando mais ênfase nessa disciplina dentro de sala de aula, trazendo dicas e sugestões gerando interesse e maior participação dos alunos e professores. Foram pesquisados artigos do período de 2008 a 2020 usando os descritores Geometria, aplicações, aprendizagem. Considerações Finais: O ensino da Geometria auxilia o educando a entender o mundo, possibilita a compreensão do espaço em que vive, intervém nos problemas diários, possibilitando desenvolver habilidades e potencialidades ligadas à matemática. Em suma, deve ser trabalhada desde o inicio da formação educacional em diferentes situações e níveis. Portanto, é verídico que o ramo matemático em questão está presente desde os primórdios da civilização (Tangran, leis trigonométricas, cálculos de áreas) e também em processos evolutivos importantes (engenharias, arquitetura, urbanismo, sistemas informacionais). Logo, é necessário desenvolver materiais que façam uso da geometria englobando a realidade de vida dos educandos tornando-a, assim, mais atrativa. E válido citar a importante e continua mudança que deve ser feito nas instituições formadoras de opinião (Universidades), para que os formandos saiam com bastante conhecimento nas mais diversas metodologias de ensino, como por exemplo, o ensino computacional intermediário, no qual se faz ferramenta pertinente e de significativa importância para os mais diversos desafios em sala de aula. Tal efeito foi notado, principalmente, no ano de 2020 quando o ensino se tornou remoto em todo o país devido à pandemia de COVID-19.
Downloads
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Talita Aparecida Rodrigues, Eremita Nogueira Marques Barbosa, Rosana Mendes Maciel Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.