A IMPORTÂNCIA DA MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL NO SISTEMA LEGISLATIVO CONSERVADOR
Palavras-chave:
Mutação Constitucional, Hiato Constitucional.Resumo
Introdução: : A sociedade necessita de normas, tanto quanto as normas necessitam da sociedade. Porém, o direito enfraquece quando não atinge as expectativas de uma sociedade, sendo que, as normas são imprescindíveis para que a sociedade se organize em um Estado Democrático. Contudo, existem momentos que geram conflitos entre a sociedade e suas normas, ocorrendo devido à discrepância entre o texto escrito e a realidade vivida, culminando no evento jurídico denominado Hiato Constitucional. A consequência desse Hiato Constitucional é a criação de uma lacuna normativa, que impossibilita a norma de se adaptar à necessidade social. Um dos recursos para correção desse fenômeno é mutação constitucional que é uma porta para combater a discriminação, uma forma de incluir as minorias para vencer a legislação conservadora. Objetivo Geral: Mostrar a importância que a mutação constitucional tem para suprir as lacunas provocadas pelo hiato constitucional , para adequar a interpretação da norma com a real necessidade vivida pela sociedade sem modificar seu texto, equalizando as necessidades da sociedade atual em detrimento das interpretações primarias das normas que não mais surtem o efeito esperado dentro do ordenamento. Objetivo específico: Buscar atualização informativa com base na sociedade contemporânea, trazendo exemplos de mudanças das normas constitucionais sem alteração do texto original, buscando suprir a necessidade de todos. Metodologia: O desenvolvimento desta pesquisa aconteceu através de revisão bibliográfica, com abordagem em conteúdos científicos que discorrem sobre o tema e indexados na base de dados da Constituição Federal de 1988 e precedentes do Supremo Tribunal Federal. O período de coleta dos dados aconteceu em setembro 2020, utilizando-se como critério de busca as publicações a partir de 2015. Como descritores para busca do conteúdo foram usadas expressões: Hiato Constitucional, mutação Constitucional. Considerações: Diante disso, conclui-se que a mutação constitucional é necessária para que o ordenamento atenda aos anseios socias contemporâneos.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thallys Alves Dias Theodoro , Paulo Henrique Dias Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.