METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores.Resumo
Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas. Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
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Copyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa
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