METODOLOGIAS INOVATIVAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação; Metodologias inovativas; Formação de professores.Resumo
Introdução: As metodologias inovativas designam vários conceitos e estratégias com o intuito de levar aos alunos uma aprendizagem mais autônoma, a qual o aluno é o próprio protagonista. As atividades propostas ao ensino da Matemática devem ser inovadoras, de forma que o aluno possa construir seu conhecimento, realizando atividades prazerosas, possíveis de serem vistas e encontradas no seu próprio cotidiano e o uso de metodologias digitais como recurso metodológico. Este estudo pretende destacar a importância de metodologias inovativas dentro de sala de aula, aulas que permitem atividades em grupos e que tenham características colaborativas, as quais evidenciam que o aprendizado deve ser personalizado e com propostas de resoluções de problemas ainda mais atuais. Objetivos: O presente estudo tem por objetivo, ressaltar soluções inovadoras para o ensino da Matemática no contexto educacional dos anos finais do ensino fundamental, metodologias ativas com o foco no aluno, o sujeito da aprendizagem, para tanto, permitir que o aluno desenvolva seu senso crítico, postura participativa e a construção da cidadania do próprio sujeito. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, estudo exploratório, descritivo e explicativo, tendo como metodologias o levantamento bibliográfico, coleta de dados no Google Acadêmico, leitura de artigos científicos, monografias especializadas e teses encontrados no site Scielo, ressalta-se ainda os objetivos do ensino de Matemática propostos pelos documentos oficiais e as diretrizes que estes apresentam, por fim, as novas metodologias de ensino da Matemática bem como o referencial teórico seguindo pressupostos que abordam formação de professores e metodologias ativas. Considerações Finais: Diante disso, entende-se que as metodologias inovativas precisam- se ajustar às demandas contemporâneas por uma educação ativa a fim de proporcionar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Downloads
Referências
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Flávia Silva Peres , Roseline Martins Sabião Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.