EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DESVENDANDO LIMITES E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), educação infantil, currículo.Resumo
Introdução: Durante as últimas décadas a Educação Infantil tem ocupado espaço no cenário político e educacional, passando a fazer parte de diversos documentos oficiais que tratam dos aspectos pedagógicos, dentre esses a Bncc, (2017). A aprovação da Base Nacional Comum Curricular bem como sua implementação nos estados e municípios brasileiros trouxe novos desafios para a educação nacional gerando a necessidade de discussões e debates sobre o tema. Levando-se em conta o percurso histórico, político e as especificidades da educação infantil educacional consideramos ser importantes estudos e discussões sobre as implicações da BNCC para essa etapa educacional. Objetivos: Nesse trabalho temos por objetivo analisar os desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular- Bncc para a Educação Infantil, buscando destacar avanços retrocessos em relação aos documentos oficiais que precederam a Bncc, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- 1998),as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs-2009) e o P.N.E.2014. Metodologia: Conforme citado anteriormente esse trabalho limita-se à educação infantil, para consecução dos objetivos propostos utilizaremos a pesquisa bibliográfica com teóricos da área e a pesquisa documental. Inicialmente será apresentado um breve histórico da educação infantil de seus primórdios até a atualidade com base nos estudos contemporâneos sobre a infância. Considerações Finais: Sem a pretensão de esgotar o tema, mas com o intuito de trazer à tona elementos para a continuidade do debate, os estudos sinalizaram a ambiguidade do documento , uma vez que o mesmo apresenta avanços para a Educação Infantil, ao trazer a organização curricular e reiterar a importância do atendimento educacional nessa etapa, retrocede na questão da prática pedagógica ao assumir um caráter normativo e prescritivo.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.